Sabia que esse exercício físico libera hormônios da felicidade? Aprenda uma técnica de mindfulness para você ter mais prazer ao caminhar

Um recente estudo divulgado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) sugere que o hormônio irisina, liberado pelos músculos durante atividades físicas, pode ter efeito terapêutico em casos do novo coronavírus (covid-19). Segundo a equipe, apesar da boa notícia, os dados ainda são preliminares e a pesquisa continuará sendo desenvolvida.

De fato, realizar exercícios com regularidade é um excelente caminho para quem deseja ter maior qualidade de vida e bem-estar. A ciência, inclusive, já revelou: existem diversos hábitos que fazem você se sentir melhor. Isso porque atividades físicas despertam os chamados “hormônios da felicidade”, entre eles, a oxitocina, a dopamina e a gaba.

Outra dessas substâncias é a noradrenalina, que contribui para ter mais clareza mental, reduz o estresse, facilita a aprendizagem, a criatividade e a memória. Para ter esses benefícios, porém, é preciso investir em atividades físicas que estimulem o sistema cardiovascular, como correr e caminhar, por exemplo.

 

Mexa-se contra o sedentarismo!

Por falar nisso, para quem ainda não é tão acostumado a se movimentar, uma ótima maneira de começar a mexer o corpo é fazendo caminhadas.

E são muitos os benefícios deste simples exercício. Ele melhora os batimentos cardíacos, ajuda no metabolismo e ainda queima calorias. Segundo médicos, caminhar nas primeiras horas do dia é um dos tratamentos indicados para quem tem problemas no coração.

É claro que, diante das medidas de prevenção à covid-19, você só deve sair de casa com a máscara e respeitar o distanciamento social de pelo menos 1,5 m das outras pessoas.

Para sua caminhada se tornar mais positiva, proponho realizá-la com uma técnica de mindfulness, que, em português, significa “atenção plena”.

 

Você está sintonizado com o momento presente?

Muitas vezes, caminhamos sem prestar atenção às imagens e sons ao nosso redor. Se você quiser mudar esse cenário, é possível realizar um passeio ao ar livre seguindo os passos abaixo:

 

Passo 1 –  Reserve 20 minutos para dar um passeio ao ar livre sozinho todos os dias durante uma semana. Tente seguir esse cronograma, a menos que o tempo esteja extremamente ruim.

Passo 2 – Ao caminhar, procure perceber o máximo de coisas positivas ao seu redor: imagens, sons, cheiros e outras sensações. Você pode se concentrar na altura de uma árvore que nunca notou antes, a arquitetura de um prédio em seu quarteirão, a imagem do sol em uma janela ou o aroma das flores.

Passo 3 – Ao notar essas coisas positivas, reconheça cada uma em sua mente. Não deixe que elas simplesmente escapem de você. Pare por um momento enquanto ouve ou vê cada detalhe e certifique-se de que ela seja registrada em sua consciência. Realmente absorva as imagens. Identifique o que há nessa cena que a torna prazerosa para você.

Passo 4 – Tente fazer uma rota diferente a cada dia para não se acostumar muito com o caminho e, consequentemente, com nenhuma das imagens que você observou até então.

 

E aí, curtiu a dica?

Separe seu tênis e a máscara de proteção e comece a praticar. Depois de realizar essa atividade, conte nas minhas redes sociais como foi a fazer caminhada de um modo diferente!

 

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira meu programa PositivaMente no Spotify e Youtube, que vai ao ar toda 2ª. feira às 20h.  

 

 

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