Descubra como se organizar para não ficar sobrecarregado, além de aproveitar mais o seu dia em casa, no trabalho e com a família

Desde o início da pandemia, já notou alguma diferença em relação à percepção do tempo? Se a resposta é sim, saiba que você não está sozinho nessa.

De fato, o isolamento social transformou a noção de tempo. De repente, sua rotina virou de cabeça para baixo e o calendário não era o mesmo de antes. Então, surgiram perguntas como: “que dia é hoje?” e “por que não estou conseguindo terminar as minhas coisas?”.

Uma característica das nossas experiências durante a crise é o “presentismo forçado”, termo utilizado pela antropóloga Jane Guyer, da Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos. Isto é, uma espécie de sentimento de estar preso no presente, combinado com a incapacidade de se planejar.

Além dessa sensação de desorientação, outro fato que parece muito comum entre as pessoas é a de levar um tempo maior para concluir determinadas atividades.

O que você pode fazer para driblar essa situação? Algumas dicas todo mundo sabe: dormir e acordar no mesmo horário, estabelecer pausas durante o dia, exercitar-se e comer de forma saudável.

Porém, uma ação primordial é a organização. Em maior ou menor grau, as pessoas passaram a ser multitarefas. Afinal, mesmo quem não era tão acostumado a certas atividades, começou a desempenhá-las por um motivo óbvio: a necessidade de se adaptar às mudanças. Hoje, mais do que nunca, a gente precisa se equilibrar em múltiplas responsabilidades: trabalho, cuidados da casa, acompanhamento das atividades escolares dos filhos etc.

Já estamos no início do mês de agosto e o ano de 2020, definitivamente, nos reservou inúmeras surpresas. Engana-se, porém, quem acredita que não é possível se estruturar e aproveitar mais o dia.

A pandemia mostrou que, para melhorar a relação com o tempo, você deve aperfeiçoar a sua capacidade de se planejar. Mas, afinal, por onde começar?

 

Use o tempo a seu favor

É possível, sim, planejar e exercer controle consciente da quantidade de tempo que gastamos com atividades específicas.

Com isso, você aumenta sua eficiência, eficácia e produtividade – bem como sua qualidade de vida.

Quer aprender como? Basta seguir os passos:

 

Passo 1 – Avalie suas atividades diárias

Como você descreveria sua agenda diária?

Pegue papel e caneta ou abra um novo arquivo no seu computador e escreva, detalhadamente, como é a sua rotina. Desde quando você acorda até o momento de ir dormir.

 

Passo 2 – Faça uma análise ABCDE

Em seguida, é hora de avaliar as consequências de cada atividade que você realiza.

Para isso, você deverá classificá-las de acordo com as seguintes categorias:

 

Categoria A: Alto impacto. Grande importância, com consequências altamente positivas. Quais são suas atividades diárias que lhe trazem grandes resultados para sua vida como um todo?

Categoria B: Médio impacto. Se não forem feitas, trarão poucas consequências para a realização de seus objetivos. Quais tarefas são urgentes, mas pouco influenciam a realização de seu objetivo? São atividades que geralmente trazem consequências para outras pessoas.

Categoria C: Baixo impacto. Seria bom fazê-las, mas trazem pouca consequência. Quais tarefas não possuem importância, não são urgentes e trazem poucas consequências imediatas para realização de seu sonho?

Categoria D: Delegáveis. Quais tarefas você poderia delegar para outra pessoa?

Categoria E: Elimináveis. Onde você acha que desperdiça seu tempo? O que você faz que lhe traz conforto, mas que não tem impacto em sua vida?

 

Passo 3 – Reorganize sua agenda

Por fim, reflita: como você pode se reorganizar para utilizar melhor seu tempo?

 

Que tal colocar as dicas em prática?

Você acabou de aprender um exercício que parece muito simples, mas vai mudar totalmente a sua relação com o tempo.

Faça agora mesmo e, depois, escreva aqui nos comentários ou nas minhas redes sociais como foi essa experiência!

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira meu programa PositivaMente no Spotify e Youtube, que vai ao ar toda 2ª. feira às 20h.  

 

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