Aprenda dicas para estimular a sua vitalidade mesmo em isolamento social

Por Flora Victoria

Noticiários da TV e jornais como um todo não cansam de reforçar a importância de permanecer em casa. Essa medida é recomendada por médicos e especialistas da área da saúde para tentar diminuir os casos do novo coronavírus (Covid-19).

Mas a frase “fique em casa” que a gente tanto ouve não é desculpa para manter-se parado. Ou melhor, para descuidar do corpo e da mente. Por isso, para fugir do sedentarismo, é fundamental aumentar a vitalidade.

Aliás, você sabia que a relação entre emoções positivas (saiba mas assistindo o vídeo: https://youtu.be/M2yMTYC3fpo), vitalidade e energia tem sido observada por séculos? Ou seja, desde quando o corpo começou a ser estudado como instrumento para a realização da missão humana na Terra.

Candice Hogan, do Departamento de Psicologia da Universidad e de Stanford, Estados Unidos, e seus colegas postularam que as emoções positivas resultantes de atividades físicas podem criar aumento de energia e recursos pessoais. O que afeta diretamente a vitalidade experimentada pelas pessoas.

A vitalidade, neste contexto, passa a ser definida como a posse de energia física e mental e como um indicador significativo de boa saúde e motivação. Em um nível mais profundo, refere-se a sentir-se vivo.

A origem etimológica da palavra vem de “vita”, ou “vida”, indicando que a vitalidade faz com que o indivíduo se sinta entusiasmado e animado. Uma pessoa apresenta essa animação quando se sente fisicamente bem, quando está psicologicamente integrada, em vez de fragmentada.

Também quando experimenta significado e propósito em vez de se sentir perdida, desconectada ou sem objetivo. Por isso, dizemos que a vitalidade é direta e interativamente ligada a fatores tanto psicológicos quanto somáticos.

O que fazer para aumentar a vitalidade?

Para evocar emoções positivas e estimular sua vitalidade, pare um pouquinho para refletir:

1) Qual foi a última vez que você sentiu vontade de brincar, explorar, se exercitar e realizou esse desejo?

2) Como você sentiu?

3) O que você poderia fazer para repetir essas experiências regularmente?

Depois, liste todas as ações que você identificou e determine quando você irá realizá-la. Marque, inclusive, o dia e a hora.

É claro que, cumprindo a quarentena, todos nós devemos nos adaptar. Mas existem inúmeras possibilidades de se manter ativo.

7 dicas para aumentar a vitalidade na quarentena

1) No home office, estabeleça pausas frequentes para alongar o corpo.

2) Caminhe pela casa ou faça outros exercícios aeróbicos.

3) Alimente-se de forma saudável e tome bastante água.

4) Tente pegar um sol na sua janela ou no quintal.

5) Não coma vendo o celular ou a TV.

6) Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário.

7) Limite as notícias por períodos para evitar um bombardeio de informações.

Xô, moleza!

Para finalizar, é sempre bom lembrar que especialistas recomendam atividade física para manter equilíbrio mental no isolamento. Fundamental para fortalecer o sistema imunológico, os exercícios também ajudam as pessoas a se sentirem bem, evita a tristeza e o sentimento de solidão. Então, deixe o corpo são para uma mente igualmente equilibrada, sem ansiedade.

Que tal colocar em prática essa ideia? E você, o que faz para aumentar a sua vitalidade?

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