Vinte e dois de abril é o Dia da Terra, uma data na qual se busca aumentar a conscientização sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e intensificar nossa conexão com a natureza. E agora, em meio à crise que vivemos, essa conexão é mais importante do que nunca.

Caso você esteja em um sítio ou em algum lugar que permita o contato com a natureza – sem aglomerações e sem que você se exponha – aproveite! Se tiver um jardim, ou mesmo algumas plantas em vasos, dedique algum tempo a cuidá-los e apreciá-los. O conceito de biofilia nos diz que o ser humano possui uma tendência inata de buscar conexão com a natureza. E buscamos essa conexão porque ela nos regenera. Cuidar de uma horta ou de um jardim reduz o cortisol e, consequentemente, o estresse.

Em um estudo, foi constatado que as pessoas se recuperam mais rapidamente de uma cirurgia quando estão em um quarto com uma janela pela qual podem ver árvores em vez de janelas que dão apenas para outros prédios. Elas também usam menos analgésicos e relatam uma experiência de recuperação mais positiva. Apreciar a natureza é uma forma de estimular a Apreciação da Beleza, uma das 24 forças de caráter identificadas pelos pioneiros da psicologia positiva Martin Seligman e Chris Peterson. A Apreciação da Beleza traz à tona a sensação de elevação. Elevar-se é se sentir maravilhado, profundamente comovido.

A emoção é tão intensa que é como se você transcendesse o aqui e o agora e entrasse em profunda comunhão com algo muito maior do que a rotina diária e as preocupações cotidianas. Experimentar essa emoção pode nos levar a ampliar, ou até mesmo mudar, a maneira como vemos o mundo. E, sobretudo, pode nos colocar em contato com nosso propósito e com o sentido de nossa vida, o que é crucial para enfrentar a sensação de ausência de sentido que pode advir deste momento difícil que estamos vivendo.

Celebre o Dia da Terra apreciando a natureza. Se você não tiver nenhuma planta por perto, assista a um documentário sobre as maravilhas naturais deste nosso planeta. Você vai se sentir muito mais fortalecido e em paz.

Seguir e compartilhar: