Saiba como foi minha palestra sobre psicologia positiva, além do que os outros convidados abordaram neste evento marcante

A quarta edição do Congresso Internacional da Felicidade, realizada neste último fim de semana, 2 e 3 de novembro, na cidade de Curitiba (PR), foi um verdadeiro sucesso!

E eu tive a honra de estar lá pela primeira vez como palestrante, ao lado de outros grandes estudiosos brasileiros e estrangeiros no assunto, para falar sobre psicologia positiva e a busca da felicidade, um dos objetivos fundamentais do ser humano.

Mas, antes de compartilhar contigo como foi a minha participação e o que eu acompanhei de perto nesses dois dias, primeiro vou contar mais detalhes sobre esse encontro, considerado o maior evento de felicidade da América Latina.


Uma experiência incrível

Desde 2016, quando foi realizada a primeira edição, mais de 5 mil pessoas de 450 cidades diferentes já passaram pelo Congresso Internacional da Felicidade e tiveram suas vidas impactadas. Isso sem falar dos mais de 60 palestrantes que dividiram conhecimentos, experiências e aprendizados nos últimos quatro anos.

Além de ter uma estrutura muito boa, o mais legal é que os organizadores sempre trazem renomados especialistas de todo o Brasil e do mundo para abordar o tema da felicidade a partir de diferentes olhares: filosófico, científico, espiritual e artístico.

Na verdade, a ideia dos idealizadores é sempre realizar uma abordagem ampla e holística da felicidade, explorando diversos elementos do bem estar: físico, energético, mental, espiritual, experiencial, emocional e, claro, de propósito.

E foi justamente sobre esse último aspecto, o propósito, que eu abordei na minha exposição como palestrante.


Psicologia positiva em destaque

Logo no primeiro dia do congresso, sábado, eu falei co m uma plateia cheia sobre “Como a psicologia positiva pode ajudar no bem-estar físico e florescimento humano”.

Imagine só como foi empolgante e gratificante, para mim, conversar com um público tão grande sobre um tema que eu sou absolutamente apaixonada?

Foi incrível compartilhar com todos eles as conquistas da psicologia positiva, baseadas em comprovação científica e vivências que estimulam o cérebro a despertar emoções positivas e felicidade.


O tema da minha discussão

Apesar de indefinível, a felicidade é inerente à natureza humana, de maneira que cada pessoa busca, dentro de seu projeto de vida, aquilo que a torna plenamente realizada.

É a busca por essa tal felicidade que move o ser humano e o estimula a encontrar forças para trabalhar, estudar, viajar, conquistar amigos e amores, realizar sonhos.

Mas, para encontrar esse bem tão precioso, é preciso entender o que torna o ser humano mais ou menos feliz e como administrar os percalços que impactam nessa busca.

Conhecida como a ciência da felicidade, a psicologia positiva traz um novo enfoque científico para o funcionamento positivo do ser humano e o caminho para quem quer desfrutar de uma vida plena, significativa e feliz.

Esta ciência explora três níveis de estudo:

  1. Experiências subjetivas: abarca benefícios relativos a bem-estar, satisfação, esperança e otimismo, flow e felicidade.
  2. Melhorias: incentiva a evolução das habilidades interpessoais, sensibilidade estética, perseverança, perdão, espiritualidade e capacidade de amar.
  3. Instituições: estimula virtudes cívicas, referentes à cidadania, como responsabilidade, altruísmo, tolerância e ética no trabalho.

O florescimento, portanto, decorre destes três níveis, que, juntos, promovem o bem-estar dos indivíduos.


Bem-estar e felicidade no centro da discussão

Voltando a falar sobre o Congresso Internacional de Felicidade, no mesmo dia da minha palestra, quem também marcou presença foi a monja Coen. Ela tratou do tema “Felicidade e Espiritualidade: interdependência e impermanência”.

Já a apresentadora Fernanda Gentil falou sobre a vida profissional e pessoal, contando alguns segredos além do que ela já compartilhou na televisão, nas redes sociais, no rádio e em seu livro.

Outro destaque foi o painel “Felicidade e a Utopia realizável da Inteireza”, com o psicólogo Roberto Crema, o ativista ambiental Kaká Werá, a jornalista Lia Diskin e o idealizador do evento, Gustavo Arns.

O domingo também foi muito produtivo e repleto de conhecimento. Para você ter uma ideia, logo no começo do dia, foram realizados exercícios de yoga para que todos começassem bem as atividades. E ainda teve a palestra “A era da Ansiedade”, do professor e filósofo Luiz Felipe Pondé.


Falar sobre felicidade nunca é demais

O Congresso Internacional de Felicidade foi um grande momento de encontro para todos que buscam o melhor de si, o melhor da vida, o melhor das suas relações E acreditam em propósito. Sobretudo para aqueles que creem que é possível, sim, construir uma vida plena de forma consciente.


Vem aí mais um grande evento de psicologia positiva

Já que eu falei tanto de felicidade, agora é a sua vez de me responder: o que pode ser mais importante na sua vida do que ser feliz?

Se você quer atingir seu potencial máximo, a felicidade e a realização plena, eu deixo aqui um convite muito especial: participe da Expo Felicidade 2020.

Serão três dias intensos com experiências revolucionárias, vivências inéditas e inesquecíveis. Uma profunda imersão nas mais recentes descobertas da Psicologia Positiva embasadas pela ciência que estuda a felicidade e o florescimento humano.

Realizado entre os dias 27 e 29 de março de 2020, em São Paulo, ele é um evento totalmente imersivo que une metodologia científica com intervenções práticas.

Tudo isso para aguçar os seus cinco sentidos e você sentir na pele o que é ser feliz de verdade!

Eu estarei lá e vou receber os maiores especialistas nacionais e internacionais no tema, além de convidados especiais. Entre eles, o professor Robert Diener.

Pela primeira vez no Brasil, ele é uma autoridade reconhecida na aplicação da psicologia e já treinou milhares de profissionais nos cinco continentes.

Você vai aprender a superar o estresse e os pensamentos negativos, equilibrar a vida pessoal e profissional, aumentar sua performance para a auto realização e muito mais.

Gostou do evento? Confira aqui todos os detalhes.

Espero por você!