Você já se perguntou qual a importância da empatia e porque esse assunto tem sido discutido constantemente nas redes, por pessoas, cientistas, psicólogos e meios de comunicação? Antes de mais nada, vamos ao conceito de empatia!

Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Trata-se de tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo.

Vejamos um exemplo: o seu colega de trabalho sofre bullying pela sua aparência, que não se encaixa no padrão do que a sociedade define como “bonito”. Ele parece triste com essa situação, é retraído e não tem amigos.

Você, por outro lado,  vive uma realidade oposta ao seu colega de trabalho. Tem amigos, uma boa aparência, é uma pessoa sociável. Como você poderia entendê-lo, se não vive a mesma realidade que a dele?  

É aqui onde entra a empatia! Ainda que os seres humanos sejam diferentes e vivem experiências diferentes, é necessário que possamos nos entender, sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivéssemos vivendo a mesma situação. Mas não só isso. A partir do momento que se entende a dor do próximo, a empatia nos leva a ajudar uns aos outros. 

A empatia também ajuda a compreender melhor o comportamento alheio e a forma como o outro toma decisões e vive sua vida. 

Você deve estar se perguntando como pode desenvolver a empatia. Separei aqui algumas dicas que vão te ajudar no processo:

 

Conviva com pessoas com histórias diferentes da sua

Ao sair da nossa bolha – o mundo em que nascemos e fomos criados – temos a oportunidade de conhecer pessoas com histórias diferentes da nossa, com outras percepções, costumes. Aprendemos a ressignificar muitas coisas, a valorizar outras e sempre olhar o próximo com olhos de amor e empatia. 

Peça regularmente a outras pessoas suas opiniões e perspectivas sobre diversos assuntos

Seja sobre um livro, um filme ou um acontecimento, faça perguntas às pessoas sobre diferentes questões. Aprenda a promover constantemente esse tipo de conversa. Depois, compare as respostas delas com as suas, percebendo as diferenças. 

Espero ter te ajudado a entender um pouco mais sobre empatia! Se você tem alguma dúvida, ou gostaria de enviar-me uma mensagem, é só completar o formulário abaixo e eu responderei em breve!

Seguir e compartilhar: