No dia 15 abril é comemorado o Dia Mundial da Arte.

A data foi escolhida por ser dia de aniversário de Leonardo da Vinci, um dos principais nomes do Alto Renascimento e um dos artistas mais completos de todos os tempos, considerado símbolo da liberdade de expressão e do multiculturalismo.

A comemoração foi instituída pela Associação Internacional de Arte (IAA), a fim de promover a conscientização da atividade criativa no mundo, desde 2012.

As celebrações do Dia Mundial da Arte vão além de relembrar o grande legado desses artistas. Para a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) a arte é um veículo cultural que carrega consigo valores como criatividade, inovação e diversidade, além de desempenhar um papel importante no compartilhamento de conhecimento e na promoção da curiosidade e do diálogo.

Porém para nós, especialistas em Psicologia Positiva, o Dia Mundial da Arte remete a uma das forças de caráter classificadas por Martin Seligman: a Apreciação da Beleza.

Para aqueles que não estão familiarizados com o tema, forças de caráter são o conjunto de características positivas individuais que, quando colocadas em prática, trazem um impacto extremamente benéfico ao desenvolvimento humano.

Após muitas pesquisas, os estudiosos da área de análise do comportamento humano identificaram 24 diferentes forças de caráter – como bondade, gratidão, cidadania, criatividade, perseverança, amor ao aprendizado e apreciação da beleza, por exemplo.

De modo geral, quase todos nós possuímos essas 24 forças em diferentes graus, então cada indivíduo possui sua própria composição, tornando-nos únicos.

 

Apreciação da Beleza

Falando especificamente da força de Apreciação da Beleza, essa se refere  a habilidade de reconhecer e ter prazer por tudo que é belo fisicamente (como uma paisagem)quanto emocionalmente (como perceber e apreciar as virtudes e talentos das outras pessoas).

Esta força de caráter está associada diretamente a transcendência e elevação, temas relacionados à saúde positiva que têm o poder de te fazer sentir como parte integrada do mundo, conectando-o com algo maior que você por alguns instantes onde você esquece todas as suas preocupações e volta seu olhar para si mesmo.

“A beleza está nos olhos de quem vê” é uma frase antiga, mas que faz todo o sentido. Aquilo que é belo, que pode impulsionar mudanças e estimular atitudes positivas está em todos os lugares: no nascer do sol, em um céu estrelado, em uma paisagem inspiradora, em uma música com uma melodia tocante ou até mesmo nas atitudes das pessoas que te rodeiam.

O importante é estar atento ao seu redor para não perder as oportunidades de transcender e atingir momentos gratificantes e de aprendizados profundos e transformadores.

Para que você coloque a apreciação da beleza em prática, você pode tomar algumas atitudes em seu dia-a-dia:

  • Mais do que tentar encontrar algo belo e inspirador, procure nestas experiências lições que você pode aplicar em sua vida;
  • Externe opiniões positivas a respeito dos diferentes aspectos de uma situação, seja ela “boa” ou “ruim”;
  • Procure em si mesmo aspectos belos e ressalte-os;
  • Utilize seus momentos de transcendência obtidos através da apreciação da beleza para se nutrir de emoções positivas
  • Busque construir relacionamentos interpessoais mais saudáveis ao reconhecer e admirar sinceramente a beleza das pessoas ao seu redor.

Benefícios atrelados à Apreciação da Beleza

  • Olhar mais sensível e perceptivo sobre lugares, pessoas e objetos;
  • Prazer na contemplação da expressão humana e natural;
  • Vivência de experiências emocionais únicas e extraordinárias devido à diversidade de opções de apreciação;
  • Relações interpessoais mais profundas e positivas;
  • Ressignificação de problemas e sentimentos negativos;
  • Constantes momentos de felicidade;

Gostou das dicas? Quer aprender na prática como desenvolver suas forças, vivenciar emoções positivas e otimizar seus talentos para aumentar suas realizações e ser mais feliz? Continue acompanhando nossas publicações e participe de nossos treinamentos.

Tenho certeza que você irá agradecer a si mesmo pela mudança de vida.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira meu programa PositivaMente no Spotify e YouTube, que vai ao ar toda 2ª. feira às 20h.  

 

👇 Acompanhe as minhas Redes Sociais 👇

Instagram
Facebook
LinkedIn
Site

 

Seguir e compartilhar: