É muito comum ouvir falar de inovação no ambiente corporativo. Isso ocorre porque essa palavrinha pode mudar completamente a maneira como o trabalho é executado e, portanto, o resultado final.

Para realizar essa inovação tão esperada, as pessoas devem desenvolver sua própria criatividade. Esse objetivo só pode ser alcançado quando os indivíduos têm mentes abertas o suficiente para romper velhos costumes (impostos por você e pelas pessoas a sua volta) e realmente pensar sobre as situações além das expectativas.

Se você é um CEO, líder ou gerente, pode parecer estranho sugerir que você ignore o processo estabelecido pela empresa, mas ser e ter pessoas de mente aberta em sua equipe é um recurso muito valioso!

Quando uma pessoa está interessada em adquirir e desenvolver novas possibilidades por meio do pensamento criativo, é mais provável que ela se mantenha motivada, o que colocará sua equipe ou organização um passo à frente da concorrência.

Neste texto discutiremos como manter a mente aberta e estar disposto a desenvolver novas idéias e estratégias, que se traduzem como criatividade e que se tornarão as vantagens competitivas que você vem perseguindo.

Vamos juntos?

 

A criatividade como força de caráter

A criatividade é uma força de caráter que se encontra sob a virtude da Sabedoria nos estudos relacionados a Psicologia Positiva. Ela permite transformar tarefas rotineiras em atividades mais prazerosas e dinâmicas.

Caracterizada principalmente por gerar nas pessoas originalidade e adaptabilidade, a criatividade é fundamental para a resolução de problemas, discernimento, compreensão e estabelecer bons relacionamentos, o que a torna excelente em qualquer âmbito da vida.

Também são características de pessoas criativas:

  1.       Inovação na maneira de adquirir e utilizar conhecimentos;
  2.       Inventar e reinventar em várias áreas da vida;
  3.       Flexibilidade e melhor adaptação às variáveis da vida;
  4.       Dinamismo e eficiência para solucionar problemas e propor novas ideias.

 

Desenvolvendo métodos criativos

Depois desta explicação, ficou claro que a criatividade é importante em muitas funções. Por exemplo, ele aparece em cada pequeno ajuste que você faz em seus planos pessoais ou em suas sugestões para melhorar determinados fluxos de trabalho.

Qualquer pessoa pode ser criativa, desde que esteja disposta a fazer isso.

Você pode começar melhorando sua capacidade de gerar ideias inovadoras, mesmo que pequenas, e ir praticando até ter ideias cada vez mais ousadas que são necessárias para resolver problemas mais complexos.

Confira a seguir três passos para dar início a sua própria transformação criativa:

 

Quebre a velha mentalidade

Nosso cérebro funciona por padrões: quando temos alguma experiência nova absorvemos informações e conhecimentos e o cérebro desenvolve automaticamente um método para lidar com situações iguais ou parecidas no futuro. Portanto, é muito comum que a maioria das pessoas fique presa em seus padrões sem perceber que a atitude que tomam é resultado de uma ação automática.

Se você quer ter uma ideia criativa, deve quebrar o modo de pensar estabelecido e começar a encontrar um novo caminho a seguir. Para atingir esse objetivo, aqui estão algumas sugestões:

  1. Desafie suposições e conceitos predeterminados sobre tudo e todos;
  2. Observe e analise os problemas de diferentes ângulos.
  3. Desenvolva uma solução contrária ao que você realmente deseja. Isto pode expandir suas opções.

 

Preste atenção no inesperado

Grandes ideias podem ser o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, mas a descoberta de grandes invenções que se tornaram parte de nossa vida diária também foram descobertas por acaso.

Experimente algumas das seguintes estratégias para construir conexões criativas:

Palavras aleatórias – em alguns casos, qualquer palavra pode dar uma ideia para resolver problemas comuns. Imagine que uma empresa tenha muitos problemas com colaboradores com afastamentos médicos constantes, por exemplo. Ao se deparar com o termo “colchonete”, uma pessoa pode automaticamente pensar em ioga e sugerir exercícios para melhorar a saúde e reduzir o nível de estresse da equipe.

Imagens aleatórias – Da mesma forma, prestando atenção ao cenário em que se encontra, você pode ter grandes ideias. Pessoas, animais, plantas, objetos: qualquer imagem pode ser uma inspiração para uma mente criativa desenvolver novas ideias.

 

Olhe para a situação de uma nova perspectiva

Ao nos depararmos com a mesma situação, realizaremos automaticamente uma programação psicológica para realizar a mesma ação. Mas e se você parar por um momento antes de agir e olhar a situação de outro ângulo?

Você pode fazer este exercício sozinho ou pode considerar falar completamente com pessoas de diferentes idades, origens e até experiências, para ter visões completamente diferentes das suas.

 

Incentive a si mesmo a pensar de maneira criativa

Tomar a atitude de mudar a maneira que costuma pensar é ótimo, porém se isto for feito fora de um ambiente positivo e propenso a criatividade, provavelmente você irá desistir.

Crie condições para que a criatividade faça parte do seu dia a dia através das seguintes atitudes:

  1.  Acima de tudo, acredite em si mesmo e em seu potencial. Constantemente faça afirmações positivas a respeito de si e de seu talento.
  2.  Busque ter um tempo para si mesmo longe de responsabilidades. Caminhar, ouvir músicas ou brincar com seu pet pode dar o espaço necessário para que seu cérebro tenha a ideia que você tanto espera (não se esqueça da máscara!).
  3. Descanse de maneira adequada. Durma bem.
  4. Visite novos ambientes e mude o cenário. Esta é uma ótima maneira de estimular o cérebro a ter novas ideias.
  5. Divirta-se! O humor e o lúdico são essenciais para a criatividade.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira meu programa PositivaMente no Spotify e YouTube, que vai ao ar toda 2ª. feira às 20h.  

 

👇 Acompanhe as minhas Redes Sociais 👇

Instagram
Facebook
LinkedIn
Site

Seguir e compartilhar: