Em tempos de Covid-19, você também pode usar as suas forças e talentos para ajudar o próximo

Por Flora Victoria

Já parou para pensar qual é a sua missão de vida? Na psicologia positiva, definimos a missão como “a declaração de como você vai viver seus valores”. Nela, constam quais são seus principais talentos, forças e capacidades. E o mais importante: como você irá usá-los e com que objetivo.

Ter uma missão nos dá um senso de direção e ajuda a nos manter focados naquilo que realmente importa para nós. Isso evita, assim, a sensação de estar fora de rumo e o consequente desperdício de tempo, energia e esforços.

Mas a missão requer, também, uma reflexão sobre propósito e significado. O significado está relacionado à crença individual de que a sua vida é relevante e tem um propósito maior que transcende o presente, e também envolve o quanto você explora um propósito ou uma missão. (mais sobre propósito e missão: https://youtu.be/oB6LEGKqanM ).

Atualmente, nesse cenário de crise que estamos passando em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é importante destacar que a missão também está relacionada ao tipo de contribuição que cada um de nós pode oferecer ao mundo.

Ou seja, esse talvez seja o momento certo para você parar e refletir como pode ajudar aqueles que estão ao seu redor e, por ventura, necessitam de algum auxílio. Para isso, não é necessário sair de casa ou realizar grandes feitos. Na verdade, em pequenas atitudes, a sua missão pode ser colocada em prática.

Quer ver um exemplo simples? Uma pessoa que escreve bem e tem familiaridade com a língua portuguesa e a comunicação em geral, pode usar essa habilidade para colaborar com alguém que, infelizmente, perdeu o emprego, ao produzir ou revisar o seu currículo. Pode ter certeza que essa atuação faz uma diferença e tanto para quem precisa se recolocar no mercado de trabalho.

Que tal pensar em como contribuir com o próximo utilizando suas forças? Sua missão, às vezes, já existe e está muito clara. Só falta você colocá-la em ação.

O que você pode você fazer

Ter um propósito é fundamental para aumentar seu nível de bem-estar e suas realizações.

Para isso, você precisa refletir a esse respeito em, basicamente, três passos:

  • Você tem um propósito em sua vida? Qual?
  • Até que ponto você sente comprometido com seu propósito? Ele afeta suas escolhas e decisões? Ele influencia suas ações? Como?
  • Seus objetivos de vida estão alinhados ao seu propósito? Em outras palavras, de que modo seu propósito se torna concretamente presente em sua vida?

Acesse o link abaixo para ter o ebook gratuito: https://go.sbcoaching.com.br/ebook-felicidade/

Disponível para comprar o livro “O tempo da Felicidade”: https://lp1.sbcoaching.com.br/o-tempo-da-felicidade

Aumento seu conhecimento sobre Emoções Positivas!

Você sabe o que é Missão e Propósito?

Seguir e compartilhar: