Todos nós conhecemos uma pessoa tímida, que é mais reclusa, sempre está em sua própria companhia. E todos nós em algum momento da vida já passamos por situações em que assumimos um comportamento tímido.

O fato é que existe uma diferença entre ser tímido, e ficar tímido em alguns momentos específicos, como uma entrevista de emprego, falar em público, dançar na frente de outras pessoas. 

A timidez atinge muitas pessoas, sejam elas inteligentes, talentosas e até mesmo aquelas que estão inseridas no meio midiático. Parece impossível, mas você pode vencer esse medo paralisante!  

Neste artigo, você descobrirá de onde vem a sua timidez e como superar esse e outros medos! Continue lendo!  

De onde vem a timidez? 

Segundo Thalia Eley, professora de genética do desenvolvimento e do comportamento no King ‘s College London, a timidez é como um traço de temperamento, e o temperamento é uma espécie de precursor da personalidade. “Quando crianças muito pequenas começam a se envolver com outras pessoas, você percebe uma variação no conforto que sentem ao falar com um adulto desconhecido”, explica ela.  

Eley diz que apenas cerca de 30% da timidez como característica se deve à genética, os outros 70%  vem como uma resposta ao entorno.

Segundo a BBC Brasil, na última década, cientistas começaram a examinar o DNA,  na tentativa de encontrar variantes genéticas que possam afetar a personalidade e a saúde mental. 

Ao levar em consideração o genoma do pai e da mãe de uma criança, existem milhares de variantes genéticas relevantes. Nesse contexto, o ambiente em que a criança está inserida, se torna quase mais importante que a sua genética. Pois o ambiente nos faz externar as nossas predisposições.

Como superar a timidez? 

Superar a timidez é algo possível, que leva tempo e empenho. Descubra agora como superar a timidez e viver a vida que você sempre quis viver!

Saia da sua zona de conforto e arrisque-se

Se antes você tinha medo de expor a sua opinião, aproveite as oportunidades e a exponha. Vá àquela festa que você gostaria de ir se não fosse tímido. Faça coisas que antes você faria devido a timidez. O primeiro passo para vencê-la é enfrentá-la. 

Fale mais 

As pessoas gostariam de escutar o que você tem a dizer. Exponha a sua opinião, tente criar um diálogo com pessoas que fazem parte do seu dia a dia. Se estiver participando de uma reunião de trabalho, traga uma ideia inovadora, conte sobre as suas estratégias. O mundo quer te conhecer! 

Conheça as suas qualidades 

Você não é apenas tímido(a). As suas dificuldades não te rotulam. Conheça os seus pontos fortes, e lembre-se de que a vida não é sobre o que acontece com você, mas sim sobre como você lida com elas. 

Espero que você tenha aproveitado esse tempo que passou aqui aprendendo sobre timidez! As dicas acima também ajudam a superar outros medos. Coloque-as em prática e você verá! Se tiver perguntas, preencha o formulário abaixo e te responderei o mais breve possível! Um abraço. 

Seguir e compartilhar: