É impossível para qualquer pessoa ao redor do mundo dizer que os últimos tempos foram comuns ou como esperados. Desde o final de 2019 para alguns países e desde março de 2020 para nós brasileiros, algumas rotinas se tornaram uma realidade que qualquer um de nós sequer imaginaria ser possível:

Distanciamento social, uso de máscaras, fechamento de comércios, trabalho remoto, falta de vacina e preocupação constante com a saúde chegaram e abruptamente mudaram a nossa maneira de viver.

Mesmo sendo mudanças extremamente importantes para a nossa sobrevivência – dada a alta taxa de infecções e óbitos –  também é impossível dizer que todas essas ações não trouxeram consigo algumas dificuldades para o nosso convívio em sociedade.

Pense e responda a si mesmo: você acredita que a sua forma de se relacionar com outras pessoas mudou? Você acha que de alguma maneira seus relacionamentos mudaram nesse período?

Se sim, você chegou ao texto correto!

Por aqui conversaremos a respeito de relacionamentos positivos, como desenvolvê-los e mantê-los mesmo em meio aos desafios que temos enfrentado neste período e a importância deles para uma vida mais feliz e bem-sucedida.

Vamos juntos?

 

Relacionamentos e sua relevância para a humanidade

Erroneamente temos o costume de associar a palavra “relacionamento” à relacionamentos amorosos, como namoro e casamento. Porém, estamos constantemente nos relacionando com outras pessoas porque isso faz parte da nossa natureza.

O ser humano é um ser social, portanto está constantemente trocando uns com os outros. Nós nos relacionamos com amigos, interesses amorosos, colegas de trabalho, líderes, sócios e até mesmo com desconhecidos em busca de relações saudáveis que geram aproximação e aprendizado.

Neste contexto é imprescindível dizer que quanto melhor você se relaciona com as pessoas, mais você consegue aprender e ensinar, o que significa que bons relacionamentos promovem não só desenvolvimento pessoal, mas também permite que os envolvidos se tornem canais de conhecimento.

Para a Psicologia Positiva, o desenvolvimento de relacionamentos positivos está atrelado diretamente ao desenvolvimento de uma vida mais feliz porque são aqueles que trazem a felicidade plena como recompensa, auxiliando no desenvolvimento de emoções positivas.

Família, amigos, colegas de trabalho… Todos estes grupos são ótimos para desenvolver sentimentos positivos através do uso de suas forças de caráter em benefícios de algo muito maior que nós mesmos, criando assim uma vida mais significativa.

São estes relacionamentos que, atrelados com uma mudança de vida, geram crescimento pessoal, engajamento, bem-estar e melhora na performance.

 

Construindo relacionamentos positivos

Agora que você já entende a importância de bons relacionamentos para a vida e para os negócios, gostaria de apresentar alguns conceitos que precisam ser colocados em prática para que você alcance o sucesso nessas relações e também através delas.

 

1 Busque autodesenvolvimento

Como disse anteriormente, todo relacionamento é uma troca onde constantemente aprendemos e ensinamos indiretamente conceitos e valores. Portanto, quanto mais você se conhece, mais percebe quais são seus pontos mais fortes e quais aspectos você precisa melhorar em si mesmo. Essas atitudes com certeza farão a diferença para alguém ou para alguma atividade que você realizar.

Além disso, neste processo interno de descobrimento, você provavelmente também aprenderá a perceber os pontos fortes dos outros, permitindo-lhe valorizar e elogiar essas características. Dessa forma seus relacionamentos serão mais eficazes através do respeito e valorização.

 

2 Desenvolva a empatia

Esta com certeza é a habilidade mais importante a ser desenvolvida quando o assunto é relacionamento positivo. É através da empatia que você consegue se conectar emocionalmente com alguém, tentando entender o que esse alguém passa e sente, se colocando no lugar dessa pessoa.

Desde pequenos começamos a desenvolver a empatia e esse aprendizado nunca acaba. Portanto, quanto mais você se coloca no lugar do outro, quanto mais você observa as pessoas à sua volta e percebe o que elas sentem, mais você será capaz de se conectar a elas.

 

3 Pratique sua escuta

Para que você consiga realizar os passos que ainda vou apresentar, é extremamente importante que você, antes de falar, aprenda a ouvir.

A escuta ativa é importantíssima para que, além de realmente tentar compreender o que o outro sente, também possamos nos desfazer de nossas máscaras sociais e aceitar nossa própria vulnerabilidade.

Vínculos genuínos surgem da troca de crenças e experiências, portanto esteja sempre pronto para ouvir.

 

4 Crie curiosidade

A curiosidade já nos fez descobrir curas para doenças, tecnologias e tantas outras benesses, mas geralmente quando associada à vida social, a curiosidade é reprimida desde criança. Quem nunca ouviu que “não se deve falar com estranhos”?

No momento de conhecer alguém e começar um novo relacionamento, seja ele de qualquer tipo, a empatia associada à curiosidade é a combinação perfeita para entender a pessoa e seu mundo. Desafie-se a conversar com um desconhecido por semana se quiser começar mais devagar. Faça perguntas e escute ativamente, sem julgamento. Descubra a riqueza de cada experiência e observe como nossa natureza o impulsiona para mais empatia e conexão.

 

5 Busque semelhanças

Infelizmente, mesmo depois de tantas evoluções e conquistas sociais, ainda temos o costume de classificar pessoas, colocando-as em grupos e rotulando-as por uma característica ou pensamento sem mesmo se esforçar para conhecer de fato aquele indivíduo.

Etnia, sexualidade, religião e outros são apenas uma das camadas que compõem um ser humano. Portanto, quando se busca construir relacionamentos positivos, é preciso retirar de dentro de si preconceitos que foram construídos ao longo de sua vida e enxergar a pessoa que existe além desses rótulos.

Em meio às diferenças existe a oportunidade de expandir sua visão de mundo e conhecer mais sobre esses assuntos que muitas vezes são tratados de maneira diferente justamente por falta de conhecimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira meu programa PositivaMente no Spotify e YouTube, que vai ao ar toda 2ª. feira às 20h.  

👇 Acompanhe as minhas Redes Sociais 👇

Instagram
Facebook
LinkedIn
Site

Seguir e compartilhar: