“A felicidade é como a saúde: se não sentes a falta dela, significa que ela existe.”
(Ivan Turgenev)

A psicologia positiva é o caminho ideal para você identificar suas forças, virtudes e valores. Conhecida como a Ciência da Felicidade, ela traz um novo enfoque científico para o funcionamento positivo do ser humano e o caminho para quem quer desfrutar de uma vida plena, significativa e feliz.

A psicologia positiva explora três níveis de estudo. O primeiro é o de experiências subjetivas, que abarca benefícios relativos a bem-estar, satisfação, esperança e otimismo, flow e felicidade.

O segundo nível promove melhorias em habilidades interpessoais, sensibilidade estética, perseverança, perdão, espiritualidade e capacidade de amar.

O terceiro nível, o das instituições, estimula virtudes cívicas, referentes à cidadania, como responsabilidade, altruísmo, tolerância e ética no trabalho.

O florescimento decorre desses três níveis, que, juntos, promovem o bem-estar dos indivíduos. Florescer propicia um grau maior de criatividade e uma mente mais resistente às adversidades cotidianas, além de um sistema imunológico mais eficiente; elementos, que, combinados, constroem o conceito de resiliência (a capacidade de enfrentar os desafios da vida sem perder a integridade). Aqueles que florescem ainda conseguem alcançar uma renda mais elevada em suas profissões e têm condições de alavancar também o florescimento de suas comunidades, escolas, empresas e instituições.

 

Mas, como florescer?

Existem algumas formas muito simples, mas poderosas para você viver de maneira mais plena com a ajuda da ciência da felicidade. Deixarei aqui alguns exemplos para você utilizar.

“A colheita é sempre maior do que a semeadura. O fruto que se colhe é sempre maior do que a semente que se plantou.” 
(Gustavo Lacerda)

Algumas pessoas desejam ter mais saúde e disposição, outras, mais relações saudáveis, mas todas gostariam de aumentar a sua satisfação com a vida, atingindo a realização plena. Se este é o seu objetivo, conheça algumas formas práticas de despertar o seu florescimento:

Escreva uma carta de gratidão: pense em uma pessoa que é muito importante para você, alguém que fez ou faz a diferença em sua vida. Então, reflita sobre tudo que deseja dizer a ela, sem poupar palavras ou sentimentos.
Se possível, entregue a carta pessoalmente. Assim, você despertará a gratidão, além de deixar a outra pessoa feliz com o seu relato, fazendo com que ela se sinta especial para você.

Confie mais em sua capacidade: você já refletiu sobre como você se enxerga? Olhe para dentro e avalie, de forma honesta, como você se sente sobre si mesmo. Lembre-se de todas as suas conquistas e também de suas batalhas. Assim, você será capaz de perceber o quanto amadureceu e também o quanto é capaz de ir muito mais longe.

Pratique o bom humor: você sabia que sorrir faz bem? Afinal, o riso é capaz de liberar serotonina e noradrenalina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e de bem-estar. Por isso, pratique o bom humor, não só para contagiar positivamente quem está ao seu redor, mas também para que você se sinta melhor.

Faça uma lista com aquilo que motiva sua gratidão: anote em uma lista tudo aquilo que te motiva a ser uma pessoa mais otimista e grata. Avalie cada um dos itens e reflita sobre como eles despertam o melhor em você. De preferência, deixe a lista bem visível, em algum lugar que você olhe frequentemente. Assim, mesmo nos momentos de tristeza ou dificuldade, você ganhará um incentivo para seguir em frente.

Seja gentil: há diversas formas de praticar a gentileza como, por exemplo, oferecer o seu assento no transporte público para outra pessoa, doar uma roupa que você não usa mais para um morador de rua, elogiar o trabalho de alguém ou contribuir com uma causa social.

Descubra suas habilidades: você já parou para pensar em quais são as suas habilidades? A sugestão aqui é que você perceba o que realmente faz de melhor, considerando as suas melhores competências para que, então, seja capaz de valorizá-las. Assim, você será capaz de não só aperfeiçoar aquilo que já existe de melhor em você, mas também de aumentar a sua autoconfiança.

Aprecie e valorize os detalhes: observe as flores pelas quais você passa no caminho do trabalho. Olhe com mais cuidado e atenção para a pessoa que está ao seu lado, enxergando as suas qualidades. Viva o momento presente e perceba como você pode torná-lo mais especial, com pequenos detalhes. Afinal, devemos ser felizes todos os dias, por isso, aproveite para extrair de cada coisa o que ela oferece de melhor.

Fique próximo de pessoas positivas: é muito mais fácil se manter otimista quando você está rodeado de pessoas positivas. Afinal, a positividade contagia o ambiente.

Em suma, é importante florescer porque assim você passa a ter mais foco no presente e ser mais consciente de suas emoções. Além disso, você se torna mais autocontrolado, flexível, produtivo e empático.

Agora, gostaria de saber: o que tem feito para despertar o seu florescimento? Compartilhe comigo aqui nos comentários.

Seguir e compartilhar: