Às vezes nos sentimos sem força, sem motivação, seja pelo estresse do dia a dia, pelo cansaço após tantas atividades no trabalho, por um desafio inesperado ou até mesmo porque somos invadidos por notícias ruins e desanimadoras.

Por isso, decidi escrever este artigo com o objetivo de reforçar sua capacidade de superação, para que você se sinta muito mais forte e motivado diante das adversidades da vida.
Se você precisa de um incentivo para superar seus desafios e chegar mais forte ao seu destino final, recomendo que siga em frente nesta leitura.

Superação

Superação significa, literalmente, a ação de estar acima, sobressair-se, dominar, vencer. É sair da sua zona de conforto, superar bloqueios mentais e, finalmente, desenvolver todo o potencial que você tem dentro de você.

Provavelmente, você já ouviu falar que o seu maior adversário é você mesmo. Esta é uma grande realidade, afinal nós somos responsáveis pela forma que agimos, pensamos e sentimos.

Antes de falar mais sobre isso, primeiramente, você deve entender que não há superação sem ação. Por isso, para passar por cima de um obstáculo, você precisa dar um impulso e saltar sobre ele. Essa força motivadora, que é aquela força motriz que o leva a perseguir tudo que é essencial para a sua vida, depende do que está do outro lado da barreira, ou seja, do que você tem a ganhar com este salto.

Autoestima

Você já percebeu que a superação e a autoconfiança estão interligadas?

Quando sua autoestima está baixa, você não acredita que vai completar aquela tarefa aparentemente difícil, mas quando existe fé em si mesmo, você sabe que vai ter êxito – e consegue. A partir daí, sua autoestima fica ainda mais forte. Trata-se de um círculo virtuoso.

Sendo assim, é necessário entender que a autoconfiança é o pilar para a superação de qualquer desafio.

Portanto, mesmo que você não esteja no seu melhor momento, lembre que a chance de sucesso é muito maior se você olhar para dentro, fortalecer o seu ânimo e impedir que emoções negativas atrapalhem a conquista dos seus objetivos.

O coaching pode ser um grande aliado neste processo de superação

O autoconhecimento é essencial para a superação, seja ela pessoal, profissional, espiritual, familiar ou financeira. Neste contexto, o processo de coaching pode ajudá-lo a enxergar seus verdadeiros problemas para alcançar seus objetivos com maior rapidez.

O coaching oferece técnicas de autoconhecimento utilizando conceitos e técnicas de psicologia, neurociência, entre outros.

Algumas ferramentas do coaching que contribuem para aumentar sua capacidade de superação
• Questionamentos poderosos para o autoconhecimento
Algumas ferramentas são muito eficazes para acessar informações que não estão facilmente ao nosso alcance, aquelas que acessam dados muito relevantes sobre seu comportamento. São perguntas aparentemente simples, mas que proporcionam informações profundas. Alguns exemplos:
▪ Quais foram os momentos mais especiais da sua vida?
▪ Quais foram os momentos mais tristes da sua vida?
▪ Se você pudesse escolher uma destas situações para reviver ou recriar, qual seria? E o que você mudaria?
▪ Há mais algum fato ou sensação que você acha importante compartilhar neste momento?
▪ O que faz você levantar da cama todos os dias?

• Definição de objetivos e metas
Antes de superar qualquer desafio, é preciso estabelecê-lo. Por isso, você precisa definir os objetivos e as metas.

O objetivo é a descrição simples e abrangente daquilo que você pretende alcançar. Já a meta é a definição do que você vai fazer para alcançar aquele objetivo em determinado tempo.

Ela deve ter um prazo e uma espécie de cronograma.

Por exemplo, se você deseja um cargo melhor, pode ter, como metas, formar-se até o fim do ano, concluir uma pós-graduação em dois anos e participar de mais eventos corporativos ao longo dos próximos meses.

• A elaboração de um plano eficaz
Para começar a colocar seus objetivos em prática, você precisa realizar um bom planejamento. Nestes momentos é bastante válido fazer uma planilha com objetivos, metas e prazos para alcançá-los. Mas, não basta apenas fazer um bom planejamento se você não tiver foco para segui-lo. Por isso, lembre-se diariamente do que você deseja alcançar e da satisfação que é ter uma meta cumprida. Assim, você será capaz de se sentir motivado até mesmo nos dias mais difíceis.

A disciplina e a dedicação devem ser suas melhores amigas.

• Use o seu tempo como um grande aliado
Para obter sucesso em seus objetivos, é necessário dividir as horas do seu dia em três tipos de atividade: as urgentes, as importantes e as circunstanciais.

As tarefas urgentes são as que chegam em cima da hora e já com o prazo apertado. As importantes são aquelas que estão alinhadas com o seu objetivo e que precisam ser cumpridas para que você possa alcançá-lo. Já as circunstanciais são as que não aparecem frequentemente e não precisam de tanta atenção ou urgência.

Quando você consegue organizar suas atividades dessa forma, saberá priorizar as importantes, evitar as urgentes e encontrar tempo para as circunstanciais.

Dicas extras para você ganhar mais motivação diariamente:

▪ Anote suas frases favoritas em uma folha de papel bem grande, em um lugar que você consiga ver sempre, como na parede do seu quarto.
▪ Estabeleça um ritual diário de motivação ao acordar. Pode ser um exercício de meditação, uma oração ou algo que te dê mais energia e prazer.
▪ Ao longo do dia, cerque-se de pessoas positivas.
▪ Alimente sempre a fé que você deve ter em si mesmo.
▪ Nos momentos difíceis, utilize a dor para crescer mais forte, melhor e mais determinado.
▪ Não desista no primeiro (e nem no segundo) obstáculo.

Agora, para aumentar ainda mais a sua motivação, deixarei aqui algumas frases famosas de superação. Talvez elas sejam úteis para você anotar naquela folha de papel que deixei aqui como dica ☺

A mudança começa dentro de você. Se deseja ter resultados diferentes, mude suas atitudes. Identifique seus problemas, mas invista seu poder e energia nas soluções. (Tony Robbins)
O único problema que realmente temos é achar que não devemos ter problemas. Eles nos levam ao próximo nível. Enfrente-os e resolva-os agora. (Tony Robbins)
Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem. (John Quincy Adams)
Oportunidades não acontecem. É você quem as cria. (Christopher Grosser)
▪ Não há segredos para o sucesso. É resultado de preparação, muito trabalho e aprender com os erros. (Colin Powell)
▪ Eu não fracassei, apenas encontrei 10 mil maneiras que não funcionam. (Thomas Edison)
Eu realmente sou um sonhador prático; os meus sonhos não são meras fantasias. O que eu quero é transformar os meus sonhos em realidade. (Mahatma Gandhi)
Se você pode sonhar, você pode fazer. (Walt Disney)

Gostou do artigo? Deixe um comentário contando o que você precisa superar e como essa medida vai ajudar no seu futuro. ☺