Conheça uma técnica para explorar os seus traços positivos e desfrutar de maior felicidade na vida

Quais são as suas principais forças e como você pode usá-las a seu favor? Se você nunca parou para pensar sobre isso, fique sabendo que agora é o momento certo. Afinal, em meio às adversidades causadas pela pandemia, essa é uma das perguntas mais importantes que devem ser respondidas por quem deseja – e precisa – se reinventar na crise.

 

Às vezes, damos muita atenção às nossas fraquezas e limitações. Embora trabalhar para melhorar as deficiências seja relevante para o bem-estar, também é necessário nutrir nossos pontos fortes e colocá-los em uso diariamente. Não à toa, o estímulo ao que há de melhor no ser humano é um dos princípios da psicologia positiva.

 

Refletir sobre seus traços positivos ajuda a lembrar que você tem qualidades importantes, capazes de levá-lo a conquistar os seus objetivos. Na verdade, esse simples “lembrete” ainda vai além. Ele constrói confiança e autoestima, que, por sua vez, aumentam a felicidade.

 

O que fazer?

Reconhecer e exercitar os seus pontos fortes deixa você mais preparado para enfrentar os desafios. Já usá-los de novas maneiras revela como eles podem ser úteis em uma variedade de contextos da sua vida.

Esta técnica que você vai aprender agora pode ser repetida todos os dias por uma semana. Porém, o tempo necessário em cada dia varia dependendo de como você escolhe exercitar suas forças.

Acompanhe o passo a passo:

1) Reserve um momento para pensar sobre um de seus pontos fortes pessoais.

Por exemplo: criatividade, perseverança, gentileza, critério ou curiosidade. Reflita em como você poderia usar sua principal força hoje de uma forma diferente. Se escolher a força da perseverança, pode fazer uma lista de tarefas que achou desafiadoras recentemente e, em seguida, lidar com cada uma delas. Ou, se você escolher a curiosidade, pode tentar realizar uma atividade que nunca experimentou antes.

2) Escreva a força pessoal que planeja usar hoje e como vai empregá-la no seu dia.

Após descrever algumas ações, vá em frente e faça. Tente agir de acordo com sua força o mais frequentemente possível ao longo de todo o dia.

3) Repita as etapas acima todos os dias durante uma semana.

Você pode usar a mesma força pessoal em vários dias ou tentar aplicar uma nova força pessoal a cada dia.

4) No fim da semana, escreva sobre os pontos fortes pessoais em que você se concentrou e como eles foram utilizados.

Registre detalhes sobre o que você fez, como se sentiu e o que aprendeu com a experiência.

E aí, curtiu as dicas?

Agora, que tal colocá-las em ação nesta semana? Faça esse exercício e depois compartilhe em minhas redes sociais como foi realizá-lo.

Não se esqueça: trilhar o caminho do autodesenvolvimento só depende de você!

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira meu programa PositivaMente no Spotify e Youtube, que vai ao ar toda 2ª. feira às 20h.  

 

 

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