Você é uma pessoa curiosa, sempre em busca de aprender algo novo?

Você se sente feliz quando está aprendendo algo – indiferente do tema – ou se sente realizado quando finalmente percebe que já aprimorou bastante seus conhecimentos?

Então provavelmente o Amor ao Aprendizado é uma das suas forças de assinatura!

Esta é uma força de caráter associada à virtude da Sabedoria, uma das mais valiosas dentre as forças descobertas e estudadas pela Psicologia Positiva. Além disso, o Amor ao Aprendizado, quando trabalhado diariamente, tem o poder de alavancar sua vida pessoal e profissional através do autoconhecimento e conhecimentos adquiridos, além de aumentar os níveis de satisfação e felicidade.

Se você ficou preocupado porque não se sente assim, saiba que aprender é um processo natural e que pode ser praticado a partir de uma decisão consciente.

Neste texto você aprenderá um pouco mais a respeito do Amor ao Aprendizado, a necessidade de se sentir um eterno aprendiz e algumas dicas para que esteja sempre trabalhando esta força de caráter em sua vida.

Vamos juntos?

 

Aprendizado como estilo de vida

Desde que nascemos estamos em constante processo de aprendizado e evolução.

Aprendemos a falar, a andar, a nos socializar, vamos para a escola adquirir conhecimentos e assim vamos superando nossos desafios ao longo da vida. Este processo é padrão para todos nós.

Porém existem algumas diferenças entre aqueles que aprendem por obrigação e aqueles que possuem o amor ao aprendizado:

Prazer no aprendizado – se sentem plenamente felizes pelo simples fato de estarem ampliando sua visão de mundo através do processo de aprendizagem.

Visão de mundo – a vida e suas dificuldades não se tornam obstáculos e sim possibilidades de aprender algo novo e superar aquela questão, o que destaca a resiliência neste perfil.

Conhecimento aprofundado – diferente da maioria das pessoas que apenas aprendem o básico sobre um assunto, indivíduos com Amor ao Aprendizado buscam se aprofundar e conhecer a fundo tudo a respeito do seu objeto de estudo.

Você pode estar pensando que tanto conhecimento somente resultará em algo positivo, porém, amor ao aprendizado sem autoconhecimento e planejamento pode ser um empecilho no crescimento de alguém.

Quando bem utilizada, essa vontade de aprender mais e mais coloca o indivíduo em destaque, uma vez que ao longo da vida as profissões mais bem remuneradas, os status mais altos e os maiores reconhecimentos são oferecidos às pessoas com maior conhecimento em determinado assunto.

Porém, quando não há um propósito por trás do conhecimento, é possível que mesmo com muito estudo você nunca se sinta preparado para determinada ação ou até mesmo se torne uma pessoa soberba, que não dá espaço para que as pessoas se expressem a respeito de determinado tema que você estudou.

Para que você não caia nessa armadilha auto imposta, esteja sempre colocando seus conhecimentos em perspectiva para tornar o conhecimento em ação e sabedoria.

 

Principais benefícios de desenvolver Amor ao Aprendizado

  • Felicidade e sensação de bem-estar comprovados cientificamente com o uso das forças de caráter no dia-a-dia;
  • Bagagem intelectual e crescimento pessoal, levando ao desenvolvimento de novas habilidades e aptidões;
  • Tranquilidade e jogo de cintura em situações diversas e desafiadoras, percebendo algo que sirva de aprendizado para o futuro;
  • Desenvolvimento do seu caminho espiritual, pois o amor ao aprendizado tem papel importante no desenvolvimento da Sabedoria, estimula a saúde mental e auxilia no autoconhecimento;
  • Vantagem competitiva pessoal no mercado de trabalho, além de desenvolver maior prazer e entusiasmo quando se aprende.

 

Atividades que estimulam o Amor ao Aprendizado

  • Realize visitas a museus e exposições todos os meses e escreva sobre as coisas novas que viu e sentiu. Opte por exposições virtuais neste período de isolamento social.
  • Faça a leitura de pelo menos um livro de não ficção por mês sobre um tema que você ache interessante e cativante.
  • Mantenha conversas com alguém sobre um tema de interesse para ambos.
  • Descubra um novo passatempo que te estimule a aprender ou explore mais a fundo um passatempo que você já pratica.
  • Considere aprender sobre um novo assunto como incentivo para conhecer um tema que normalmente não lhe interessaria.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira meu programa PositivaMente no Spotify e YouTube, que vai ao ar toda 2ª. feira às 20h.  

👇 Acompanhe as minhas Redes Sociais 👇

Instagram
Facebook
LinkedIn
Site

Seguir e compartilhar: