Amadurecer é um processo interno, que faz parte da vida de cada ser humano, a partir de suas vivências, como situações complexas que exigem que o mesmo saia de sua zona de conforto. 

Para entender sobre o processo de amadurecimento, quais são os seus benefícios e os sinais de que você está amadurecendo, continue lendo esse post!

Capacidade de controlar emoções 

Amadurecer é colocar à prova sua capacidade de controlar as suas emoções, colocá-las de lado e resolver uma situação ou problema de forma racional. Esse processo é muito importante, porque faz com que cada pessoa lide de maneira realista e coerente com suas questões.

Eu posso te dar um exemplo. Imagine uma pessoa tirando a carteira de motorista. Após tomar muitas aulas, fazer todo o trâmite de documentação e exames requeridos, ela finalmente realiza a prova prática e não é aprovada. Essa pessoa se frustra muito, e não quer mais saber de dirigir, decide parar por aí, deixando que o seu sentimento de frustração tome conta dela. 

Uma pessoa madura, que sabe lidar com suas emoções, veria essa situação como uma oportunidade para evoluir e fazer melhor em uma próxima tentativa. 

3 sinais de que você está amadurecendo

  1. Mais tolerância

Ao longo da vida, passamos a encarar os problemas e adversidades como algo normal, que nos traz ensinamentos e fazem parte dos caminhos que estamos percorrendo. Aprendemos a lidar melhor com situações adversas e emoções difíceis. 

  1. Humor estável

Quanto mais jovem, mais se está propenso a ter oscilações de humor. Com a maturidade, o humor tende a ser algo mais estável, e isso se deve ao amadurecimento das regiões cerebrais importantes para a regulação emocional e os recursos adquiridos ao longo da vida para lidar melhor com as emoções. 

     3 – Senso de identidade

Conforme vamos crescendo, construímos e fortalecemos o nosso senso de identidade. Nosso autoconhecimento é maior, e por isso entendemos e respeitamos aquilo que gostamos e não gostamos sobre nós mesmos, sem ligar para a opinião alheia. 

O que achou? Você notou algum desses três sinais em você? Se tiver alguma dúvida, preencha as caixinhas abaixo e te responderei o mais rápido possível!
Até mais. 

Seguir e compartilhar: