Atualmente, muito tem se falado sobre propósito. Desde pessoas comuns até pequenas empresas e grandes corporações, cada um com suas razões, todos querem encontrar seu propósito.

Mas, afinal, o que é propósito e como encontrá-lo? Propósito é a interseção de fatores como vocação, missão, valores, paixão, motivação e objetivo. O primeiro passo para descobrir o seu, é realizar uma jornada de autoconhecimento.

Questione-se, reflita sobre questões simples como: o que me faz acordar todos os dias? O que me faz feliz? Quais são meus principais valores e como eles se conectam com minha vida? O que vim fazer nesse mundo? Qual é o legado que quero deixar?

Nem sempre teremos as respostas, mas o fato de nos inquietar e questionar podem nos trazer mudanças relevantes. Encontrar a diferença que viemos fazer nessa existência talvez seja uma das ferramentas mais poderosas de motivação. Às vezes, as pessoas acreditam que o motivo de fazer as coisas acontecerem deve vir do outro, porém, ele precisa vir de dentro de nós.

Talvez isso aconteça, porque em algum momento de nossa vida passamos a ceder às pressões sociais e aí, desistimos ou esquecemos completamente o que alimenta nosso coração, e passamos a realizar missões e propósitos dos outros. As obrigações do dia a dia com o trabalho, família, grupos sociais que convivemos e a sociedade como um todo passam a nos reger, controlar nossas vontades e seguimos orientados pela vontade de outros.

Faz pouco tempo que começamos a questionar os modelos de felicidade e nesse novo momento, o propósito vem ganhando espaço e expressão e seu verdadeiro sentido volta a inspirar pessoas e empresas.

Quando temos um propósito ele passa a orientar nossas ações e quando essas ações têm significado ficamos mais energizados e focados em nossos objetivos. Afinal, é a realização delas que vai nos permitir viver nosso propósito.

Michael Steger, fundador e diretor do Centro de Significado e Propósito da Colorado State University, constatou em suas pesquisas que as pessoas desejam entender suas experiências e obter clareza sobre si mesmas, identificando algum senso de propósito em suas vidas. Ou seja, as pessoas querem saber qual o significado de suas vidas e como elas se encaixam no mundo ao seu redor. O significado na vida refere-se ao sentimento que as pessoas têm de que suas vidas e experiências fazem sentido e importam.

Ainda de acordo com seus estudos, as pessoas que acreditam que suas vidas têm significado e propósito são mais felizes, apresentam melhor bem estar e satisfação com a vida e, são mais engajadas no trabalho. Além disso, o propósito fornece os alicerces que nos ajudam a enfrentar melhor o estresse e o desgaste.

Independente de crença ou religião, descobrir nosso propósito pode ser transformador. Encontrar aquilo que viemos fazer através de nossos talentos nos faz únicos e vai fazer com que cada um de nossos dias tenham sentido e passem a valer a pena.

Seguir e compartilhar: