Dizem que o nosso trabalho é a nossa segunda casa, já que passamos grande parte dos dias dentro das empresas em que trabalhamos. No Brasil, são aproximadamente 44 horas semanais destinadas à atividade profissional. Imagine passar todo esse tempo em um ambiente desmotivador que não promove seu desenvolvimento e que possui uma liderança fraca e despreparada, incapaz de reconhecer os seus talentos e as suas conquistas.

Você não se sentiria muito estimulado a realizar suas atividades com alto nível de excelência, certo? Um ambiente de trabalho positivo e saudável, portanto, tem grande impacto no engajamento e na motivação das pessoas. À vista disso, as perguntas que vêm à mente são: como criar um clima organizacional positivo para garantir a satisfação dos times? E o que é necessário para mensurar a satisfação das pessoas?

 

O que é clima organizacional?

Antes de tudo, é necessário compreender que o clima organizacional é representado pelos sentimentos que os indivíduos partilham a respeito da empresa, e essa percepção coletiva afeta de maneira positiva ou negativa a satisfação e motivação com o trabalho. De acordo com pesquisas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), pessoas com baixos índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção.

Por outro lado, este mesmo índice pode chegar a 60% em empresas com pessoas motivadas. Além disso, a análise de diversos estudos realizados pelos pesquisadores Neal Ashkanasy e Charmine Härtel, da Universidade de Queensland, na Austrália, mostrou que colaboradores trabalhando em um clima organizacional positivo são capazes de atingir seus objetivos coletivos em um ambiente no qual seu bem-estar também é nutrido.

São, também, mais engajados e comprometidos. O clima influi, ainda, na eficácia e na performance organizacionais e na lealdade do funcionário à organização, o que se converte em melhores resultados e maior rentabilidade para a empresa. Um clima negativo, porém, é um ambiente propício ao burnout e a comportamentos improdutivos.

 

Como avaliar o clima organizacional da empresa?

Para avaliar a percepção que os colaboradores possuem da empresa pode ser utilizada uma pesquisa de clima organizacional. Esse poderoso instrumento de gestão cria uma base de informações, identifica e compreende os aspectos positivos e negativos do clima e orienta a definição de planos para melhorias.

Promover uma pesquisa de clima organizacional é, por si só, uma atitude capaz de elevar o índice de motivação de funcionários, pois dá a eles a chance de serem ouvidos e a sensação de que suas opiniões possuem valor.

Embora não exista um modelo pré-definido de pesquisa, há alguns pontos fundamentais que devem ser abordados em tais questionários: a relação do indivíduo com seu trabalho, com seus colegas, com seu supervisor, com a empresa e com os benefícios oferecidos.

As principais contribuições que se pode obter da pesquisa de clima organizacional são: alinhar a cultura com as ações efetivas da empresa, promover o crescimento e desenvolvimento das pessoas, integrar os diversos processos e áreas funcionais, otimizar a comunicação, minimizar a burocracia, identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento, entre outras.

 

Como promover um clima organizacional positivo?

Confira algumas dicas essenciais para fazer com que o ambiente de trabalho seja produtivo e motivador:

– Forneça equipamentos e materiais adequados para que os colaboradores executem suas tarefas;

– Estipule metas desafiadoras, mas atingíveis e realistas;

– Estimule o trabalho em equipe;

– Dê oportunidade ao aprendizado e ao desenvolvimento dos indivíduos;

– Garanta o respeito à diversidade;

– Flexibilize horários;

– Certifique-se de que o ambiente de trabalho é limpo e adequado para a execução de tarefas;

– Reconheça os talentos dos colaboradores e celebre suas vitórias e conquistas.

Como está o clima organizacional na sua empresa? Quais medidas você tem tomado para promover um ambiente saudável para seu time? Pense a respeito e verifique de modo o clima organizacional na sua organização poderia ser ainda mais otimizado para trazer à tona o melhor de cada colaborador.

 

Seguir e compartilhar: