Confira lista com questões que você pode responder diariamente para elevar o seu bem-estar físico e psicológico

Pelo País afora, milhares de brasileiros vivem diferentes realidades. Enquanto alguns estão voltando ao trabalho e o comércio abre as portas novamente, outros ainda permanecem em casa na quarentena.

A pandemia de coronavírus (covid-19) de fato mudou a rotina de muita gente e as medidas de isolamento social nos levaram a pensar em novos hábitos.

A chamada “etiqueta de higiene”, por exemplo, reforça ações como lavar corretamente as mãos e cobrir o rosto ao tossir ou espirrar. São simples atitudes para evitar a contaminação de vírus que causam doenças respiratórias.

Mas é claro que os cuidados com a saúde não param por aí. Seja lá em qual momento você estiver, ter um olhar cuidadoso tanto com o seu bem-estar físico quanto com o seu bem-estar psicológico é essencial.

Pensando nisso, separei 6 perguntas que vão ajudá-lo a estruturar melhor os seus dias. São indagações que valem a pena ser respondidas diariamente. Afinal, quando o assunto é qualidade de vida, existe uma série de fatores que precisam ser observados.

Acompanhe cada uma das questões a seguir:

 

  1. Pelo que sou grato hoje?

Já parou para pensar por que você se sente agradecido hoje? Dedique cinco minutos logo pela manhã para fazer uma lista. E vá adicionando novos itens ao longo do dia. Aos poucos, você perceberá: apesar dos inúmeros desafios que todos nós estamos enfrentando neste período de crise, sempre haverá algo pelo qual vale a pena agradecer.

 

  1. Com quem estou me conectando hoje?

A solidariedade social enquanto mantemos a distância física faz bem para a gente e para os outros. Escolha três pessoas por dia para se conectar – mesmo que virtualmente. Ligue para sua avó. Faça uma chamada de vídeo com seus pais. Envie uma mensagem carinhosa para seus amigos. Verifique com os vizinhos se eles precisam de alguma coisa. Pergunte a um colega de trabalho se há algo em que você pode ajudar.

 

  1. Que expectativas de “normal” estou abandonando hoje?

De repente, sua vida virou de ponta-cabeça. Trabalhar em casa, acompanhar as tarefas da escola dos filhos, redobrar a limpeza de ambientes. Tudo bem se você não concluir todas as tarefas que gostaria até o fim do dia. Descubra o que é realmente importante neste momento e concentre-se nisso. A romancista de ficção científica Octavia Butler, que escreveu sobre resiliência e adaptação em tempos distópicos, diz: “a única verdade duradoura é a mudança”. Ou seja, quanto mais rápido abandonamos as expectativas de “normal”, mais rápido também nos adaptamos.

 

  1. Como vou curtir a natureza hoje?

Ar fresco e sol são bons para o nosso corpo e mente. Embora nem todos possam estar tão perto da natureza quanto gostariam, simplesmente ficar no quintal já é útil. Você pode tomar sol por pelo menos 10 minutos. Que tal ver a lua à noite quando ela nasce? Mesmo se você não puder sair fisicamente, dá para abrir a janela e deixar a brisa entrar. Ou, então, trazer flores para dentro de casa.

 

  1. Estou movendo meu corpo hoje?

A crise aumentou o medo e a ansiedade nas pessoas. Por isso, quanto mais você puder cuidar do seu corpo, melhor vai se sentir. Dê uma caminhada de 10 minutos ao redor do quarteirão – sempre de máscara e respeitando o distanciamento. Suba as escadas em seu prédio. Faça pelo menos cinco flexões. Se você tem mobilidade ou condicionamento físico limitados, gire os tornozelos em círculo enquanto está sentado. Ou invista em exercícios de respiração fáceis de encontrar em tutoriais da internet. No mínimo, coloque a mão no coração e apenas sinta ele bater.

 

  1. Que beleza estou criando ou cultivando hoje?

A beleza é um antídoto poderoso para o desespero. Reconhecer a beleza do mundo e trazê-la para nossas vidas vale muito a pena. Tornar-se criador e não apenas consumidor da cultura dá uma sensação de bastante satisfação. Você pode criar um diário para escrever sobre sua vida, desenhar os sonhos que ainda deseja realizar, cantar suas músicas favoritas, plantar hortas, cozinhar para a família, consertar roupas e outros objetos. Tudo isso ajudará a manter sua mente em equilíbrio.

 

Presente especial

Se você chegou até aqui, os temas felicidade, bem-estar e florescimento são importantes na sua vida, não é mesmo?

Não sei se já está sabendo, mas decidi contribuir com o aprendizado das pessoas que me acompanham presenteando-as com meu mais novo livro: “O Tempo da Felicidade”.

Lançado em março pela HarperCollins, uma das maiores editoras do mundo, a obra é um sabático para repensar a vida, priorizar os seus objetivos e se renovar.

Você pode receber o livro gratuitamente em casa pagando apenas a taxa de envio.

Clique aqui e reserve o seu antes que acabe. Se preferir, aponte a câmera do seu celular para escanear o QR Code abaixo:

Gostou das dicas?

Espero que essas perguntas que eu trouxe sejam úteis para você repensar o seu dia e criar hábitos mais saudáveis.

Quais questões você adicionaria à lista? Conta para mim aqui nos comentários!

 

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira meu programa PositivaMente no Spotify e Youtube, que vai ao ar toda 2ª. feira às 20h.  

 

👇 Acompanhe as minhas Redes Sociais 👇

Instagram
Facebook
LinkedIn
Site

 

Seguir e compartilhar: