Muitas pessoas passam horas e horas em seu local de trabalho. A realidade de um trabalhador é sentar-se em frente a um computador por horas a fio. Nem sempre essa é uma tarefa fácil. Passar muitas horas no trabalho pode ser estressante e esse fator pode desencadear quadros de estresse e desgastes excessivos.

De acordo com a pesquisa “Trabalho e sofrimento psíquico: histórias que contam essa história” – realizada por uma consultoria especializada em cultura organizacional de empresas e o sociólogo Ruy Braga, professor da Universidade de São Paulo – 78% dos entrevistados disseram que o trabalho contribui ou já contribuiu para seu adoecimento. Para 76% das pessoas, o estresse é o principal sintoma, seguido por dores nas costas/tensão (75%), ansiedade (75%) e desânimo (65%). 

Para que isso não aconteça, é necessário promover o seu bem-estar no ambiente de trabalho, fazendo com que você viva melhor, sinta-se melhor e se dedique ao seu trabalho, desenvolvendo suas tarefas com qualidade e saúde mental.  

E como você pode promover o bem-estar em sua rotina? Veja abaixo alguns hábitos saudáveis e necessários para viver uma vida mais leve!

1. Praticar atividades físicas

Você provavelmente deve estar cansado de escutar que para ter uma vida mais leve e saudável, é preciso praticar atividades físicas. Essa é uma verdade absoluta e o primeiro passo que você pode dar ao encontro da vida que você deseja. Já ouviu aquela frase “corpo são, mente sã”? 

 

Comece a mudança de fora para dentro. As atividades físicas liberam um hormônio chamado endorfina – conhecido como o hormônio da alegria, que promove a sensação de bem-estar, euforia e alívio de dores – e também libera a dopamina que gera efeito tranquilizante e analgésico na pessoa que pratica.

 

Comece praticando atividades que tem haver com os seus gostos, de uma a duas vezes semanais. Aos poucos, você aumentará esse hábito e ele fará cada vez mais parte de você e da sua rotina. 

2. Meditar

A meditação é um calmante para as mentes ansiosas. Meditar é um processo único, é curativo e terapêutico. Te ajuda a observar seus sentimentos e emoções com clareza e tranquilidade, na quietude e simplicidade do momento presente. 

 

É uma jornada baseada na observação, uma prática para encontrar quietude no meio das atividades, para encontrar uma centralidade ainda que você esteja ouvindo, vendo, cheirando e degustando.

A meditação pode melhorar a sua concentração, relaxamento e resiliência. Te ajudar a melhorar sua percepção sobre você mesmo(a), autoestima, manter a calma em situações adversas. 

3. Dormir bem e ter sono de qualidade

A qualidade do seu sono está intimamente ligada à sua saúde. dormir pouco ou mal é prejudicial e pode desencadear consequências como falta de energia, falta de atenção, enfraquecimento do sistema imunológico, descontrole das emoções e mais.

 

Crie uma rotina de sono. Antes de se deitar, tome um banho, fique longe de aparelhos digitais, pratique meditação. Essa rotina vai ficando cada vez mais fácil à medida que você a incorpora por completo no seu dia a dia.

 

4. Pratique gratidão e o positivismo

 

Mesmo que você esteja com problemas, você não veio ao mundo para sofrer. Olhe para si mesmo, para o mundo ao seu redor e lembre-se das coisas boas que você traz consigo, das oportunidades que você teve em sua vida. Lembre-se que você tem pessoas importantes te apoiando. Lembre-se dos pequenos detalhes da sua vida, da sua rotina diária, e agradeça por cada uma delas. 

 

Você pode começar um caderno de gratidão. Todos os dias, você pode preenchê-lo com coisas pelas quais você é grato. Com o passar do tempo, sentir-se grato será natural para você, e isso torna a sua vida um pouco mais positiva! 

 

Se você gostou dessas dicas de hábitos saudáveis, deixa aqui o seu comentário! Quais dessas dicas você tem em sua rotina? Eu quero saber! 

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